Gerenciamento de Receita: você conhece a definição de RM?

Postado em 25 de julho de 2017 em Gestão de Receitas, Marketing Digital, Revenue Management
RM- Gestão de Receitas e o Impacto nas Vendas e Receitas
Comente!

Quando se trata das estratégias de precificação de vendas online para hotéis, um sistema muito usado é o do RM (Revenue Management) ou gerenciamento de receita, o que você conhece?

Utilizado para realizar a gestão de vendas e reservas online de hotéis, o RM (Revenue Management) é o responsável por estudar quando, por quanto e para quem realizar as reservas online de hotéis.

O que é RM (Revenue Management)
Durante os anos 80, os Estados Unidos se encontravam em um cenário onde as companhias aéreas se viam em um ambiente completamente novo e muito competitivo por conta das possibilidades que foram oferecidas.
Com isso, devido à desregulamentação da indústria aeronáutica americana, criou-se o conceito de RM (Revenue Management), com o objetivo de tentar otimizar os resultados financeiros realizando a introdução de preços mais dinâmicos na tentativa de aumentar a receita e os resultados.

O RM (Revenue Management), também conhecido como gestão de receita, é simplesmente a otimização dos resultados financeiros, ou seja, o RM (Revenue Management) é a análise realizada em relação às nova tendências do universo das vendas.

Além disso, o RM (Revenue Management) é também a análise dos resultados previstos que se baseiam no cenário histórico existente e, por conta disso, as estratégias de preços acabam tendo a possiblidade de serem ajustadas para que haja o aumento das receitas.

Algumas definições podem ser adotadas para tentar explicar o conceito de RM (Revenue Management), são eles: vender o quarto certo, para o cliente certo, no momento certo e por um preço certo; é a arte de afastar o negócio, e é a oferta e demanda uniforme.

Existem alguns fatores que devem ser levados em conta quando se trata da aplicação do RM (Revenue Management) nos hotéis como, por exemplo, a capacidade fixa, os altos custos fixos e os baixos custos variáveis, a diferença nos preços do produto, o mercado segmentado e entre outros fatores.

Importância do RM (Revenue Management)
O RM (Revenue Management) é utilizado pela OTA (Online Travel Agencies) como sendo uma forma de ajudar a prever qual será a demanda de consumidores para que se possa otimizar o estoque de reservas e a disponibilidade de preços, com o objetivo de aumentar a receita.

Sendo assim, podemos entender que o RM (Revenue Management) não tem o objetivo apenas vender um quarto determinado dia por um preço menor e vender o mesmo quarto por um preço maior no dia seguinte.
Esse sistema de mostra importante por desafiar para que os profissionais sejam mais proativos do que reativos se baseando em informações para que possam dividir o mercado usando informações para ajustar seus produtos com base na distribuição no tempo certo, com o preço certo e para o cliente certo.

Sendo uma estratégia de longo prazo, o RM (Revenue Management) considera todas as receitas como uma forma de ser mais rentável para que se possa vender por taxas mais baixas mesmo sendo em períodos que existe a alta demanda.
Utilizando o RM (Revenue Management) e o marketing digital, temos como exemplo o HOTELB2C que além do conhecimento de tendências e perspectivas em vendas online, o seu negócio também economiza dinheiro ao contratar como solução de outsourcing que trabalha com planejamento, execução e gestão da distribuição e reservas de hotéis online aplicando as melhores praticas e soluções para as ações de venda e que podem ser adotadas no cotidiano do seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *