Check list SEO para pequenos hotéis

Postado em 10 de novembro de 2015 em Marketing Digital
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A Consultoria HotelB2C resolveu pesquisar quais alternativas pequenos hoteleiros podem implementar no seu negócio e fazer a diferença com baixo investimento em SEO, forma orgânica que o Google melhora o rankeamento de páginas com algumas ações que demandam mais ações do que precisamente recursos financeiros. O texto a seguir é do VP da Cloudbeds, Brandon Dennis, e foi publicado recentemente em um grande site internacional voltado para a industria de turismo, Tnooz.

Com um orçamento de marketing ilimitado, qualquer hotel pode obter excelentes resultados em SEO, mas o que dizer se o hotel tem recursos limitados? E se sua propriedade é um hostel, um bed and breakfast, estalagem ou outro tipo de propriedades pequenas?

Para Brandon Dennis, vice-presidente de marketing da Cloudbeds, ele acha que é mais difícil para pequenas propriedades conseguirem obter com o SEO ótimos resultados, mas a boa notícia é que é possível fazendo algumas ações como vamos falar a seguir:

É bom ter em mente que não haverá resultados em curto prazo, o importante é definir as expectativas com as estrategias SEO. Não existe caminho fácil, o sucesso das ações podem aparecer depois de meses ou até mesmo anos, o importante é fazer e você estar ciente disso.

Associe as suas ações em SEO como investir no mercado de ações, lógico que alguns investidores podem ser vitoriosos mais rápidos, mas para a maioria eles só obterão sucesso depois de anos de investimento em fundos de investimento ou de índice. Você vai encontrar o sucesso com SEO se você entender que você está nele para resultado de longo prazo.

Tenha um SEO expert, as grandes cadeias hoteleiras tem equipes ou agências que tocam suas ações de SEO, assim como alguns grandes hotéis independentes tem profissional de Marketing e SEO, você precisa então de um profissional ou de uma assessoria também. Mas, avalie se talvez você já tenha uma pessoa na equipe aprendendo ou já seja um expert web ou talvez você tenha alguém que seja bom em produzir conteúdo e entende de mídias sociais, se tiver alguem com este perfil na equipe, ótimo! Pense em encorajar esta pessoa assumir funções de SEO da sua propriedade.

Ok, mas e se você não tem um funcionário com estas qualidades? então você precisa aprender sobre SEO sozinho. A experiência que temos é que você já está muito ocupado com o funcionamento de sua propriedade e que na maioria das vezes o tempo não é suficiente para tantas demandas, mas saber comercializar o seu negócio on-line é fundamental para garantir o seu sucesso. Se você não tem alguém na equipe que pode fazer isso para você, e se você não tem recursos para contratar um profissional ou assessoria para isso, então você precisa encontrar tempo e disposição para desempenhar esta atividade também.

Uma ótima maneira de encontrar tempo para trabalhar o SEO da sua propriedade é simplificar os outros aspectos do seu negócio. Muitas propriedades ainda estão usando planilhas para gerenciar suas atividades diárias. Investir em um sistema acessível de gerenciamento de sua propriedade (PMS – Property Management System) e com isso liberar o seu tempo, que é desperdiçado em mapas de ocupação em cadernos, planilhas de Excel, anotações em agendas, e que não se integram e não geram métricas confiáveis, passe a usar seu tempo para arquitetar suas estratégia de SEO.

Otimize seu site
Existem inúmeros guias sobre como otimizar seu site para SEO. A verdade é que o sucesso ou o fracasso de seu SEO não depende de técnica de otimização de site. Você pode otimizar praticamente qualquer plataforma de site para os motores de busca, isso inclui wordpress, o mais popular sistema de gerenciamento de conteúdo do mundo. Depois de escolher a sua plataforma, procure guias sobre como otimizar o sistema para SEO. Passe algum tempo mexendo e se aprofundando, mas não muito, lembre-se que a sua principal preocupação é o conteúdo. Se você tiver um provedor de hospedagem web, certifique-se e tenha a certeza de chegar a eles para corrigir problemas de SEO, normalmente os provedores do hospedagem incluem um suporte e você já paga por esta ajuda.

Conteúdo
O conteúdo é a parte mais importante de sua estratégia de SEO. Se você não tem nenhum conteúdo em seu site, o Google não terá nada no seu índice e nada para classificar. Quanto mais conteúdo de qualidade que você produzir mais vai atrair visitantes a partir dos motores de busca. Quanto mais visitantes você tem, mais chances de converte-los em hóspedes. Assim conforme a velocidade de produção de conteúdo, maior os impactos na quantidade de negócios que você receberá de sua estratégia de SEO.

Foco
Você não é o maior e ter conteúdo único em cada tópico do seu site, o que conta muito para SEO, e ainda relacionado com sua propriedade seria um diferencial. Então, a sugestão e se especializar. Se você não pode ser um perito em tudo, torne-se um especialista em uma coisa. Pergunte-se, o que pode ser a única coisa sobre a sua região em que você pode se tornar um especialista? O que escrever sobre a região que as pessoas vão achar interessante e que vai chamar as pessoas para o seu negócio? Pense nisso! Torne-se parte da sua marca, poste sobre isso nas redes sociais e assim você vai tornar-se parte da identidade. Torne-se uma autoridade no que definir como foco na sua região para que os hóspedes busquem informações em você ao invés de OTAs e grandes redes.

Pesquisa por palavra-chave
O foco do assunto na qual você quer se tornar especialista tem haver com pesquisas de palavras-chaves para o seu destino. Há muitas maneiras de investigação e tipos de palavras chaves em que seus convidados usam para encontrar meios de hospedagem no momento da reserva de viagens. Uma ferramenta é o Planejador de palavras-chaves do Google, você pode descobrir as palavras que enviaram pessoas para o seu site, e os sites de seus concorrentes, você pode entender como elas são competitivas. Ferramentas como Keyword Tool Moz (Ferramenta paga), você fazer descobrir boas oportunidades de palavras-chave.

Entender essas coisas é essencial para produzir o tipo certo de conteúdo. Uma vez eu estava fazendo uma pesquisa palavra-chave para um cliente, e descobri que meu cliente estava recebendo uma grande quantidade de tráfego sobre algo chamado “grunion run”. O que no planeta Terra é um grunion? Algum tipo de … cebola gordurosa? Eu fiz algumas pesquisas no Google e descobri que um grunion é um tipo especial de peixe. Uma vez por ano, milhões de grunions rastejam para fora do mar para colocar seus ovos na areia. Este evento é uma atração turística popular. O que eu não sabia é que o Hotel de meu cliente era na própria praia onde os grunions saiam do mar a cada ano.

O fato é que meu cliente não tinha conteúdo sobre grunions em seu site. Então, eu criei uma estratégia de conteúdo em torno grunions. Meu cliente mudou a marca de sua propriedade para se concentrar na corrida anual dos grunions. Ela então tornou-se uma autoridade sobre o tópico falando dos Grunions. Ela produziu mapas sobre onde encontrar os melhores grunions, listas de ferramentas para usar, receitas como preparar pratos a base de grunions e assim por diante. Este tópico um, nicho tornou-se parte da marca de seu hotel, e ele melhorou o seu negócio.

A investigação de Keyword irá ajudá-lo a descobrir coisas que você pode usar para a produção de conteúdo, isso irá ajudá-lo a descobrir tópicos sobre os quais você pode se tornar uma autoridade, e isso fará com que sua propriedade seja uma referência para as pessoas interessadas em tópicos específicos e bem trabalhados.

Compartilhe seu conteúdo
Uma vez que você começar a produzir conteúdo, você tem que promovê-lo. Você não pode confiar que só os amigos e a família podem ajuda-lo nesta promoção. Não ache também que apenas publicar no Facebook e esperar que vai “viralizar”, não, não vai! A única chance de sucesso é paralelo a todas estas ações você promover o seu conteúdo.

Vamos dizer que você fez um infográfico sobre os melhores pontos em uma praia específica para pegar grunions. Claro, poste-o no Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram e, em seguida, indo mais longe, procure por alguns bons blogs populares sobre pesca, envie aos proprietários dos blogs, também para jornalistas e compartilhe seu infográfico com eles. Mapeie também empresas locais e converse com elas, pergunte se eles podem ajudar a publicar o seu infográfico em seus sites, verifique jornais do local, comunidades pesqueiras online e compartilhe seu conteúdo com eles. Você começou a entender a ideia? Produzir conteúdo e compartilha-lo!

Considere anúncios on-line
Eu descobri uma coisa engraçada, toda vez que eu gasto em anúncios eles tendem a ter uma explosão de tráfego orgânico dos motores de busca. Eu não sei como explicar isso. O Google afirmou que ele não melhora o rankeamento de um site de classificação só porque o site faz anúncios. No entanto, tenho notado que as propriedades que gastam dinheiro em anúncios on-line tendem a ter mais tráfego orgânico também, eles funcionam bastante usando o Google Adwords, ou mesmo plataformas de redes sociais de anúncios como o Facebook Ads.

Dê uma olhada em seu orçamento de marketing. Mesmo que você não tinha a intenção de começar a anunciar, ele pode ser útil para criar algumas campanhas com orçamento limitado, para ver como será o comportamento de cliques. Pense em investir, digamos, R$ 300 por semana ou até menos, não precisa ser muito, mas experimente, e depois compare seu tráfego orgânico antes de começar a publicidade e depois que fez os anúncios, se melhorar, você pode querer aumentar a sua publicidade online.

O Efeito Billboard
Todo mundo está agora familiarizado com o Efeito Billboard. Ele descreve os fenômenos pelos quais as reservas diretas do seu site melhoram em até 25% quando você começar a publicar seu inventário em agências de viagens on-line (OTAs).

Funciona assim: Seu hospede vai na Expedia fazer reservas para viajar, enquanto está na Expedia navegando, eles descobrem sua propriedade e querem saber mais sobre ela. Então, este hospedes, abrem uma nova aba do navegador e no Google buscam pelo nome da sua propriedade, seu site então aparece, e enquanto no seu site, eles vêem uma oferta que eles simplesmente não podem perder. Então, ai invés de reservar com a Expedia, eles reservam diretamente com você. Este é o efeito Billboard.

Isso pode ajudar o seu SEO também. Google tende a premiar sites no ranking que exibem métricas de marca “positivos”. Essa é uma maneira elegante de dizer que as pessoas conhecem você e usam o Google para procurar por você, isso fica registrado e quanto mais pesquisam sobre sua marca, sobre sua propriedade no Google, mais saudável o seu SEO se tornará. Aproveitando o Efeito Billboard é uma ótima maneira de obter buscas a mais de sua marca no Google. É bom para a lista, pelo menos, alguns quartos serão vendidos através de alguma OTAs.

Perfis de negócios online
Crie perfis de negócios on-line da sua propriedade o quanto você possa e mantenha-os atualizados. Use um gerenciador de canais para criar listas em OTAs populares e de nicho. Em seguida, use uma ferramenta como Moz (paga) para descobrir diretórios de negócios on-line e crie uma lista de sua propriedade nestes diretórios. O pensamento por trás desta estrategia é assim: O Google gosta de ver as métricas de marca positivas, gosta de ver um monte de anúncios sobre a sua propriedade e de ver anúncios que todos curtem/concordam sobre seu empreendimento. Você tem uma dúzia de anúncios. Mas, se o nome do hotel está com nome (grafia) incorreta em metade deles, ou tem o endereço errado, o Google fica confuso, ele então não sabe o que pensar sobre o seu hotel. Mas, se todos os perfis on-line da sua propriedade são completos, então isso dá confiança Google na qualidade da informação que tem sobre você, isso os torna mais propensos a promovê-lo no Google. Certifique-se se suas listas têm grafia correta, informações de contato atualizadas e descrições Ok. Solicite atualizar sua listagem de empresas no Google Places Negócios, Bing para Negócios, Yelp, YP.com, dicas e muito mais.

Conclusão
Sim, isso é bastante trabalho, sem dúvidas. Mas ninguém espera você terminar tudo em um dia. Crie uma estratégia, divida em fases, e estabeleça para cada fase uma data de vencimento. Trabalhe nele lentamente ao longo do tempo, um dia você vai acordar e perceber que você tem um Web site “matador” com grande conteúdo, e uma ótima base de fãs nas redes social, você verá sua fatia orgânica do bolo ficar maior e maior no Google Analytics. Um dia você vai perceber que a maioria das suas reservas diretas são provenientes de motores de busca, e você não está pagando por eles. É uma longa viagem, mas vale a pena.

Fonte Original: Fonte: http://www.tnooz.com/article/SEO-checklist-small-hotels/
Autor: Brandon Dennis – VP Marketing Cloudbeds
Texto Traduzido e Adaptado

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